25.11.05

Flores Partidas

Broken Flowers, de Jim Jarmusch, EUA, 2005 - Mostra SP

Há motivos de sobra para se comemorar e se preocupar com Flores Partidas, vencedor do Grande Prêmio do Júri no último Festival de Cannes. Há de se celebrar o fato de Jim Jarmusch, um dos papas do cinema independente norte-americano, voltar em plena forma ao longa metragem, seis anos após Ghost Dog. E também o prazer de acompanhar mais uma interpretação impagável de Bill Murray, que se afirma a cada filme como um dos melhores comediantes da atualidade. Entretanto, o que deixa um gosto agridoce a essa deliciosa iguaria é a sensação de que tanto Jarmusch quanto Murray estejam se acomodando em um estilo que lhes consagrou, sem buscarem inovações ou evoluções dentro de suas respectivas filmografias.
Como em seu filme anterior, o ótimo A Vida Marinha com Steve Zissou, Bill Murray interpreta um cinqüentão que se encontra com a vida estagnada quando descobre a existência de um suposto filho, tendo então que aprender a lidar com essa situação inesperada. Em Flores Partidas, a notícia vem através de uma carta anônima que o levará a procurar suas antigas namoradas e possíveis mães desse hipotético filho, sendo praticamente coagido a isso por seu vizinho e amigo Winston, que nos intervalos entre seus três empregos e o cuidado com os cinco filhos arranja tempo para bancar o detetive na Internet.
Jarmusch cria então uma narrativa cíclica de esquetes e interações que se repetem, um road movie onde praticamente não há movimento, no qual Don Johnston (o personagem interpretado por Murray, cujo nome gera uma série de brincadeiras ao longo do filme devido à semelhança com o do protagonista da série Miami Vice) parte em sua jornada - que é mais uma busca por alguma ligação com o mundo ao seu redor que o tire da inércia e que o traga de volta à vida do que uma real procura pelo filho desconhecido.
O ponto forte do filme é sem dúvida a interpretação de Bill Murray, acompanhado de um rol de atrizes como nunca se viu num filme de Jarmusch (Sharon Stone, Frances Conroy, Jessica Lange, Tina Swinton e Chloë Sevigny). Não podia ser diferente, tendo em vista que Jarmusch escreveu o roteiro do filme tendo Murray em mente desde o começo para o papel principal. Embora não tenha atingido a genialidade de um Bob Harris, personagem que interpretou em Encontros e Desencontros com seu ar blasé e uma perfeita tradução do sentimento de inadequação com o mundo e seus habitantes, Murray continua capaz de construir, com uma atuação que se restringe a olhares e leves variações de expressão, pequenos momentos hilários que valem todo um filme. Já foi assim em A Vida Marinha com Steve Zissou (em especial a cena em que ouve walkman vestido com a roupa de mergulho) e continua neste Flores Partidas, nos encontros com suas ex-namoradas (particularmente na cena do jantar na casa da ex-hippie que virou corretora imobiliária).
Já Jarmusch impõe seu estilo pessoal de reiterações e mantém acertadamente o tom do filme um nível abaixo da comédia tradicional, em sintonia com a interpretação contida de Murray. O diretor escapa do clichê que seria mostrar a vida de cada uma das ex-namoradas de Don Johnston como possíveis caminhos para sua vida caso tivesse feito escolhas diferentes, optando ao invés disso por ressaltar, com bom humor, o mal-estar e a incapacidade de identificação do personagem principal com aqueles que fazem ou fizeram parte de sua vida.
Ao final, fica claro que o filho de Johnston é apenas um McGuffin (termo cunhado por Hitchcock para designar um plot que coloca o enredo em movimento mas que tem pouca ou nenhuma importância para a história propriamente dita) e que o objetivo principal do filme é a jornada do personagem e seu retrato do vazio existencial de nossos dias, deixando o belo final em aberto, pronto para ser preenchido pelas experiências e expectativas do espectador.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leo, antes de me mudar pra Manaus (pois é, quem diria?) vim aqui lhe deixar um abraço e dizer que adoro seus textos, e lhe desejo muitas felicidades e realizações!! Vê se vem um dia me visitar...e até breve amiguinho!!
Um beijo, Regina (de Marseille :o))

28/11/05 19:54  
Anonymous Anônimo said...

Flores Partidas é muito bom! Quando eu vi aqui nos EUA lembrei de vc. Achei que vc fosse curtir. A trilha sonora é sensacional. Foi composta por um etíope e tem aquela maldita musiquinha que sempre tocava quando ele entrava no carro.
Beijos
Pati Pikachu

15/12/05 19:24  
Blogger Leonardo Mecchi said...

A trilha é realmente muito boa! Para quem se interessar, trata-se do jazzista da Etiópia Mulatu Astatke.

Pra você que está por aí, fica mais fácil: a trilha está a venda na Amazon.

Beijos e não deixe de mandar dicas da terra do Tio Sam!

16/12/05 09:04  
Anonymous Anônimo said...

Olá Mecchi,

Te conheci ontem no Pedaco da Pizza (amiga do Munir) e concordo com você na avaliação deste filme. Não é genial, mas é delicioso.

Abraços e voltarei a passar por aqui,
Milla
ps: a dica da trilha ajuda muito!

3/2/06 11:38  
Blogger Leonardo Mecchi said...

Olá Milla!

Bem vinda ao Enquadramento!

Obrigado pelo comentário e espero que volte mais vezes...

3/2/06 11:48  

Postar um comentário

<< Home