3.3.06

Mentiras Sinceras

Separate Lies, de Julian Fellowes, Reino Unido, 2005 - Cabine

“Se quiser que algo seja bem-feito, faça você mesmo”. Infelizmente, o famoso ditado popular não se aplica a Julian Fellowes. Premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original por Assassinato em Gosford Park – uma bela homenagem a A Regra do Jogo de Renoir, dirigida por Robert Altman –, Fellowes estréia na direção com este equivocado Mentiras Sinceras, cujo roteiro adaptou do romance A Way Through the Wood, de Nigel Balchin.
Enquanto Hitchcock conseguia realizar verdadeiras obras-primas baseadas em romances cuja qualidade literária era no mínimo duvidosa – caso, por exemplo, de Rebecca –, Fellowes pegou essa história de 1951 sobre um casal de meia-idade em crise, adicionou uma trama policialesca ao enredo e saiu-se com um filme cuja razão de ser escapa completamente a qualquer compreensão.
A comparação com Hitchcock não é gratuita. Fellowes parece buscar inspiração no mestre do cinema para realizar seu retrato da elite britânica, utilizando-se fortemente da música para pontuar o suspense. Entretanto, o diretor parece não ter tomado nota corretamente das lições de seu conterrâneo. Dividido entre o questionamento moral do drama conjugal e o suspense da trama policial, Fellowes não desenvolve nenhum dos dois a contento, deixando o espectador à deriva em busca de algo a que se apegar no filme.
No roteiro de Fellowes, James e Anne Manning formam um casal aparentemente feliz até que Bill Bule, um jovem aristocrata que acaba de retornar dos EUA, começa a freqüentar as festas organizadas por eles. Na noite de uma dessas festas, uma pessoa morre após ser atropelada em um acidente cujo culpado foge da cena do crime. Suspeitando do envolvimento de Bill, James está prestes a entregá-lo à polícia quando descobre que quem estava dirigindo o carro de Bill naquela noite era sua esposa, que vinha mantendo um caso extra-conjugal com ele. Tentando desesperadamente manter sua esposa e as aparências, James submete-se a todo tipo de humilhação e passa a fazer parte de uma rede de mentiras para encobrir o envolvimento de Anne no crime, sendo obrigado inclusive a aceitar sua relação com Bill.
Apesar do bom elenco – Emily Watson (Ondas do Destino, Hilary & Jackie), Tom Wilkinson (Ou Tudo ou Nada, Entre Quatro Paredes) e Rupert Everett (O Casamento do Meu Melhor Amigo, Memórias de um Espião) – os dilemas morais dos personagens não convencem, parecendo mais estratégias para desenvolver a trama do que questionamentos sinceros, e o suspense do enredo tão pouco funciona, por se mostrar excessivamente manipulador e previsível.
Preocupado com o “labirinto moral” que pretendeu criar, Fellowes esqueceu de tornar seus personagens pessoas reais, com sentimentos e emoções sinceros com os quais o espectador pudesse se identificar. Em um filme que depende fundamentalmente dessa empatia entre o espectador e os personagens, um erro como esse torna-se fatal.

5 Comments:

Blogger Ailton Monteiro said...

Se for parecido com GOSFORD PARK, não deve ser mesmo bom..

5/3/06 00:18  
Blogger Leonardo Mecchi said...

Ailton, acredite: "Gosford Park" é obra-prima se comparado a "Mentiras Sinceras"...

6/3/06 09:25  
Blogger Ailton Monteiro said...

Que horror.

6/3/06 13:23  
Anonymous Anônimo said...

Oi léo!
Te odeio!
Quase saí no meio do filme... mas por respeito, aguentei firme!
bjo
Nara

4/4/06 16:10  
Blogger Leonardo Mecchi said...

Sempre soube que o exercício crítico resultava em reações extremas, de amor e ódio, mas é a primeira vez que vejo um leitor odiar o crítico mesmo concordando com ele em relação a um filme, hehehe...

Seja bem vinda ao Enquadramento, Nara.

4/4/06 16:26  

Postar um comentário

<< Home