20.8.07

O cinema popular brasileiro do século 21

O que seria um cinema popular brasileiro dos anos 2000? O que atrai hoje o grande público a um filme nacional? Raramente analisados em conjunto, os filmes populares podem trazer muitas informações e revelações sobre um determinado estado das coisas do cinema brasileiro contemporâneo – e, principalmente, sobre seu público médio.
Normalmente, denomina-se cinema popular aquele que atinge grandes números nas bilheterias do circuito comercial. Tal definição, entretanto, pode trazer – como tem trazido – uma série de interpretações errôneas, quando não nocivas, sobre o que é (ou deveria ser) o cinema brasileiro que encontra eco junto ao grande público.
Buscando definir quais as características comuns aos filmes brasileiros de maior bilheteria dos anos 2000, como eles dialogam com os sucessos das últimas quatro décadas e de que maneira as condições de mercado e as ações do poder público influenciam em sua receptividade junto ao grande público, desenvolvi o curso ministrado no CineSesc em julho último. Agora, acabo de publicar um artigo na Cinética onde aprofundo as questões tratadas naquele curso.
Leia o artigo em:
Parte 1 - Uma realidade encenada e as franquias nacionais
Parte 2 - A Globo, as majors... e o sexo sumiu!