20.12.06

Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira é uma pequena cidade portuguesa ao sul de Porto, com cerca de 13 mil habitantes e 8,4 km2 de área. Como toda pequena cidade européia, não há muito a se ver além do centro histórico e de um belíssimo castelo.
Pois é desse cenário inusitado que surgiu uma iniciativa das mais interessantes: um festival de cinema luso-brasileiro, a atrair e propor o diálogo entre duas cinematografias que, embora aproximadas pela língua em comum, ainda permanecem como duas estranhas desconhecidas (salvo as sempre raras exceções que, de ambos os lados e de tempos em tempos, conseguem de alguma forma cruzar o Atlântico).
Chegando este ano à sua 10ª edição, o Festival de Santa Maria da Feira conseguiu atingir um porte interessante: é grande o bastante para atrair tanto nomes consagrados quanto promissores de ambos os países, enquanto, ao mesmo tempo, ainda é pequeno o suficiente para permitir que esse encontro se dê de uma maneira descontraída, onde o intercâmbio de idéias e experiências se sobressaem a eventuais regionalismos ou preconceitos.
Na primeira semana de dezembro, fui convidado pela Cinética para realizar a cobertura do festival, acompanhando seus oito dias de programação e relatando aos nossos leitores o clima e os filmes do festival. O resultado disso pode ser encontrato nas páginas virtuais da revista: