17.11.06

Os Infiltrados

The Departed, de Martin Scorsese, EUA, 2006 - Mostra SP

Muito já foi dito sobre Os Infiltrados ser o retorno de Scorsese ao filme de máfia, gênero que ele ajudou a definir com obras como Os Bons Companheiros e Cassino. Entretanto, mais do que o retorno do diretor a um possível porto seguro, trata-se de uma tentativa de atualização de um gênero que, hoje, já se encontra devidamente estabelecido não apenas no cinema americano, mas também em muitas outras cinematografias.
É sobre como Scorsese procede nessa atualização do filme de máfia de que trato no texto recém-publicado na Cinética.
Leia a crítica do filme em:

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Leo,

Gostei bastante de "Os Infiltrados". A trama é muito bem conduzida e demanda atenção incessante do início ao final - é daqueles filmes em que nos damos conta várias vezes durante sua projeção de que não estamos fazendo uso do encosto da cadeira do cinema...

Hoje à tarde, durante o almoço, caí, por acaso, num "Hollywood One on One" da TNT em que um dos blocos era dedicado a uma entrevista de Mark Wahlberg por conta desse filme e o outro tratava do filme "The Queen", com Helen Mirren. Este último me pareceu ser deveras interessante... Vc sabe quando ele estréia por aqui?

Consegui ver, dias atrás, finalmente, "Dália Negra". Infelizmente não gostei muito, não, apesar do filme ter momentos que considero brilhantes, como a cena do assassinato na escadaria... Pergunta que não quer calar: O que foi aquele terremoto?!?!?!

Abraços!

Erick.

18/11/06 19:25  
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito de Os Infiltrados e gostei bastante também da crítica. Acredito que o próprio Scorcese se tocou de que seus fãs esperavam a volta do velho mestre ao gênero que ele transformou num ícone de qualidade. O que virá agora, depois de Os Infiltrados? será que ele retorna a outros temas, como fez no superestimado O Aviador? será que ele continua a parceria com Jack Nicholson (diga-se de passagem, fantástico no filme)? O que esperar do Martin? Outro dia desses li no portal Adoro cinema que seu próximo projeto deve ser Silence e li um pouco da sinopse. Não me parece que ele pretende retomar a sua linha criminalidade e corrupção que o celebrou! Pois bem: é aguardar para ver. Abraços do crítico da caverna.

19/11/06 16:39  
Blogger Leonardo Mecchi said...

Erick,

"Os Infiltrados" é realmente um belíssimo filme, achei que você fosse apreciar. Da mesma forma que já antecipava seu distanciamento de "Dália Negra", pelo histórico de sua relação com o De Palma, hehehe...

"The Queen" ganhou Melhor Atriz, Roteiro e Prêmio da Crítica em Veneza, então trás grandes expectativas, mas ainda não o vi.

Roberto,

O Scorsese está rodando agora um documentário sobre os Rolling Stones, nos mesmos moldes do que fez com Bob Dylan, e tem dois outros projetos engatilhados: além de "Silence", que você citou, está preparando um projeto também sobre a juventude do presidente Roosevelt. Vamos aguardar pra ver...

Abraços!

20/11/06 17:03  

Postar um comentário

<< Home