8.9.06

O Que Você Faria?

El Método, de Marcelo Piñeyro, Argentina/Espanha, 2005 - Lumière

Oito atores, cenários e figurinos mínimos, praticamente uma única locação. Com apenas esses poucos recursos, Marcelo Piñeyro (diretor argentino de sucessos como Kamchatka e Plata Quemada) realiza em O Que Você Faria? um retrato cruel e preciso da cultura corporativa e da competição selvagem causada pelo capitalismo globalizante. Em uma dinâmica de grupo com sete candidatos a uma vaga de alto escalão surgem as mais diversas reações e relações entre os personagens, um verdadeiro estudo do comportamento humano quando submetido a situações de tensão extrema.
Tema semelhante perpassa também O Corte, mais recente filme de Costa-Gavras que passou pelo circuito nacional há alguns meses. É justamente sobre as semelhanças e diferenças entre esses dois filmes e, conseqüentemente, entre as visões dos diretores sobre esse assunto e a forma – estética e narrativa – com que trabalham seus respectivos cinemas de que trato no texto recém-publicado na Cinética.
Leia a análise comparativa entre O Que Você Faria? e O Corte em:

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Qualquer um que já passou pelo infortúnio de ter de procurar um emprego em tempos de globalização sabe como teve de se submeter a humilhação traumatizante praticada por possíveis patrões, alegremente posta em pratica por seus mais fieis lacaios: os psicólogos. É disso que trata o filme em questão de modo muito competente e didático, no bom sentido. Aliás, sobre a atitude perniciosa dos tais “profissionais de saúde” outro filme magistral recém lançado, o documentário sueco Arquitetura da Destruição, sobre as origens míticas e psicológicas do nazismo tb coloca o dedo na ferida com precisão cirúrgica, não deixa por menos e informa ao distinto publico: de todas as categorias profissionais ao tempo da Alemanha nazista qual delas forneceu, proporcionalmente, maior numero de membros ao partido Nazi?
Ganhou uma cesariana inteiramente grátis – sem anestesia – quem respondeu o obvio: Médicos. Enfim se há uma cinematografia viva e focada atualmente nas questões que afligem os povos em tempos atuais é a Espanhola, sem esquecer que seu diretor é o argentino, Marcelo Pyñeiros...de onde vem a produção cinematográfica mais vigorosa e pertinente que se faz hoje no continente americano. E a milésima “retomada” do cinema brasileiro??? Ah... fala sério.

18/10/07 11:54  

Postar um comentário

<< Home