15.9.06

Abismo do Medo

The Descent, de Neil Marshall, Reino Unido, 2005 - Cabine

Os filmes de terror, por se reportarem diretamente a uma de nossas emoções mais primitivas (o medo), colocam-se como um desafio para a análise crítica a partir do momento que, quando bem realizados, extrapolam a lógica e atuam diretamente no irracional do espectador. Quando não se tem repertório suficiente no gênero (como admito ser meu caso) para discutir como determinado exemplar se relaciona a seus cânones e princípios, ficamos reduzidos às sensações causadas pela obra e como nos relacionamos a elas. Nesse sentido, Abismo do Medo é extremamente bem sucedido no que se propõe, construindo um clima distante dos filmes americanos de massacre ou os terrores orientais sobrenaturais a que estamos habituados no circuito brasileiro.
Abismo do Medo parte de uma premissa relativamente simples: seis amigas se unem numa expedição para explorar cavernas nos EUA e acabam presas em uma delas, onde estranhos acontecimentos começam a vitimá-las uma a uma (expor o enredo mais do que isso seria negar ao leitor o prazer do filme). A partir disso, o diretor britânico Neil Marshall constrói um drama de horror sufocante, que se equilibra eficientemente entre o terror psicológico e o físico (o filme não economiza no gore quando necessário) e que habilmente deixa o espectador no limite da tensão durante toda a projeção.
O filme é econômico na apresentação de suas personagens (reduzindo a psicologia e individualidade das seis amigas ao mínimo necessário para o desenvolvimento da história) e no estabelecimento das relações que iremos acompanhar. Uma vez dentro das cavernas, é aí que suas armas são mostradas. Presas sob a superfície, e precisando se esgueirar por uma rede de túneis cada vez mais estreitos em busca de uma saída, o grupo é submetido a situações extremas, que vão minando a confiança e a sanidade daquelas amigas.
Marshall atua diretamente da percepção do espectador, trabalhando luzes, sombras e, principalmente, ruídos de forma primorosa, estabelecendo um clima de tensão crescente que, ao transformar o escuro da sala de cinema em uma continuação da escuridão da caverna, joga o espectador para dentro daquele ambiente sem que nenhuma resistência seja possível.
Fotografado em um claustrofóbico cinemascope, com uma edição de som e imagem prodigiosa e utilizando com precisão o limiar do enquadramento como espaço para a projeção de nossos temores, Neil Marshall constrói com Abismo do Medo um filme que – se peca em alguns momentos na utilização de algumas sub-tramas desnecessárias e pelo excesso na transformação das pacatas amigas em verdadeiras Ripleys redivivas (além de Alien, o filme faz referências a outros clássicos como Apocalypse Now, Drácula e O Iluminado, entre outros) – consegue deixar o espectador à flor da pele durante toda a sua duração. Se for escolher um único filme de terror para ver em 2006, que seja Abismo do Medo.

5 Comments:

Blogger CHICO FIREMAN said...

Filmaço! Tomara que apareçam mais filme tão assuatdores quanto esse...

17/9/06 04:00  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ele há mais ou menos um ano em divx emprestado por um amigo, nem imaginei que ele ainda seria lançado por aqui no cinema e com tanta divulgação! Adorei o filme, muito assustador, ótima trama, cenário diferente e muito longe dos tipos de filmes de terror americanos tipo road(texas massacre,wolf creek,viagem maldita) e de franquias(premonição,pânico).

18/9/06 12:02  
Blogger Leonardo Mecchi said...

Chico,

Pois é, também acho um belo filme. Mas o engraçado é que eu achava que isso seria meio que uma unanimidade, mas tenho recomendado o filme a alguns amigos e as reações não têm sido tão boas quanto eu esperava.

Marcos,

Tava programado inicialmente para o filme ter estreado aqui no Brasil lá em Março. Mas aí a distribuidora decidiu esperar o lançamento nos EUA (que foi há pouco tempo, com boa repercussão) para ver o quanto iriam investir na divulgação. Amanhã teremos os números de bilheteria do primeiro fim de semana, vamos ver como foi a recepção do público.

18/9/06 12:06  
Blogger CHICO FIREMAN said...

Teve gente que reclamou no meu blogue tb, Léo. Eu sinceramente achei que faltou humor a essas pessoas pq o filme é ótimo.

19/9/06 17:41  
Blogger Leonardo Mecchi said...

Bom Chico, por mais que eu tente discutir filmes para além da questão do gosto pessoal, gosto continua sendo gosto...

19/9/06 17:47  

Postar um comentário

<< Home